About Me

Brazil
Se existe Deus com toda certeza ele mora debaixo d'agua um mundo intocado pela mão do ser humano, onde tudo é muito calmo, onde sei que posso estar perto do criador.

Tuesday, June 26, 2007

Ensaios não destrutivos

PROJECTUS SOLUÇÕES TÉCNICAS



-O que é NDT?

Vivemos em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente e se torna mais presente em nossas vidas. Contudo, esta mesma tecnologia pode tornar-se perigosa se não for desenvolvida e/ou usada corretamente. Mesmo as menores falhas podem causar muitos problemas e acidentes deixando usuários insatisfeitos ou mesmo causando ferimentos. Para detectar estas falhas são necessários métodos especiais de inspeção.

É então que surge o termo NDT, que significa nondestructive testing (ensaios não destrutivos) definindo um método para a avaliação de materiais em peças metálicas capaz de fazer a detecção de falhas sem causar danos as peças inspecionadas. Como foi mencionado acima, estes testes tornam-se cada vez mais importantes à medida em que a tecnologia avança e se torna cada vez mais necessária.

NDT é especialmente importante nas indústrias que envolvem mecanismos complexos como aeronaves, naves espaciais, usinas entre outros que podem causar grandes danos caso seus componentes estejam defeituosos. Isto não significa que outras indústrias não necessitem de métodos eficientes de inspeção para os componentes de seus produtos. NDT é importante para a segurança e funcionalidade da tecnologia como um todo.

-Diferentes formas de NDT:

Aqui apresentamos uma introdução das formas mais comuns de NDT:

>Eddy Current (Correntes Parasitas): Este método baseia-se no fato de que quando um condutor é submetido a um campo magnético alternado, correntes elétricas são geradas no condutor em forma de pequenos círculos que chamamos de correntes parasitas (Eddy currents).
Em NDT, uma bobina ou uma sonda é utilizada para gerar essas correntes na peça a ser testada e um instrumento específico é utilizado para monitorar a variação do campo magnético gerado pelas mesmas. Se o objeto for uniforme em todos os sentidos, a corrente segue uma forma padrão, porém, se houver um defeito na peça, a corrente altera sua forma diferindo de seu padrão circular.
A Projectus NDT se especializa neste método de testes não destrutivos.

>Inspeção por Partículas Magnéticas: Neste método pequenas partículas de ferro são espalhadas sobre a superfície do material a ser testado para que um campo magnético ou eletromagnético as mova sobre o objeto segundo as formas definidas pelo campo. Porém, se houver um defeito, as partículas mudarão de posição ajustando-se ao campo magnético, revelando as trincas/defeitos.

>Raios-X e Raios-Gamma: Raios X são uma forma de radiação com algumas propriedades similares às dos raios de luz, porém sendo mais intensos, conseguem penetrar mais fundo através da matéria. Raios-X são normalmente usados na medicina para verificar condições internas do corpo ou por dentistas checando cavidades nos dentes. Porém também são utilizados nas indústrias para detectar defeitos/trincas internas em peças para evitar problemas futuros.

>Ultrasom: Ondas sonoras são enviadas a um objeto e seu reflexo pode ser avaliado para obtenção de dados sobre a consistência do material. Para tanto, instrumentos extremamente precisos são necessários, de modo que pequenos defeitos apareçam nos gráficos de medição sonora que podem, até mesmo, revelar a posição e profundidade das trincas e defeitos na peça através do modo como as ondas são refletidas.

No comments: